EM CASA, SIM É MAIS DIFÍCIL mas não desista!!!

EM CASA, SIM É MAIS DIFÍCIL mas não desista!!!

  • Posted by Leandro Monteiro
  • On 23/04/2020
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Não sejamos hipócritas em afirmar que é fácil manter uma rotina de exercícios em casa. A afirmativa verdadeira é que é necessário manter essa rotina por motivos de saúde e manutenção de uma condição física e mental.

Vamos relembrar a diferença entre os conceitos de atividade física x exercícios físicos. 

Segundo Caspersen (1985) é todo tipo de movimento produzido pelos músculos, que causam um gasto energético acima do que você produziria em repouso. O mesmo autor diz que exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva motivada por objetivos específicos. 

O que te motiva? O que te faz fazer exercícios? Por que você faz exercícios físicos? Essas perguntas podem te ajudar nos dias que a vontade é zero de movimentar o corpo.

Nossa rotina de Prescrições de treinamento incluem quatro momentos bem definidos. O primeiro é o despertar para o treino, reunimos aqui movimentos integrados com mobilidade e estabilidade, possibilitando o sistema cardiorrespiratório Ee neuromuscular tomar partido do virá pela frente. Esse momento do sua sessão de treino é muito importante, não negligencie.

No segundo momento aplicamos exercícios pliométricos como levantamento de peso, balísticos e saltos. Acreditamos que fomos feitos para velocidade e força e esses exercícios se beneficiam do Ciclo Alongamento Encurtamento (CAE). Esse CAE representa uma habilidade do sistema neurmomuscular de utilizar energia elástica em um movimento potente. 

O terceiro bloco do treino é o momento de fazer força muscular. Essa força é referida como a quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode gerar dentro de um padrão específico e com uma determinada velocidade de movimento (KRAEMER, 2004). Reunimos uma organização de métodos para cada objetivo, juntamente com uma organização de padrões de movimento treinados no dia, mas sempre incluindo estímulos para os membros inferiores e superiores.

O último e tão esperado momento é classificada com um retorno as funções normais. Aqui aplicamos exercícios que estimulem o sistema a voltar ao normal, enquanto houver movimento buscamos feedback para saber o que foi de positivo ou negativo na sessão de treino. 

Treinos em casa podem e devem ser uma organização e é fundamental o acompanhamento profissional.

Então o que queremos dizer é seja forte, busque ajuda de um profissional que ninguém vence uma batalha sozinho, juntos podemos fazer mais. E seja paciente com você, pois tem dias que realmente somos seres humanos apenas cansados.

Autor: MONTEIRO, LS 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

CASPERSEN, 1985. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1424733/

KRAEMER, WILLIAM J.; RATAMESS, NICHOLAS A.Fundamentals of Resistance Training: Progression and Exercise Prescription. Medicine & Science in Sports & Exercise: April 2004 – Volume 36 – Issue 4 – p 674-688

Fonte: https://journals.lww.com/acsm-msse/Fulltext/2004/04000/Fundamentals_of_Resistance_Training__Progression.17.aspx 

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