Exercícios Unilaterais: use bastante.

Exercícios Unilaterais: use bastante.

  • Posted by Redação Flow
  • On 03/10/2019
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Exercícios unilaterais, abuse deles.

 

É comum observar nas academias convencionais padrões nos atendimentos para novos clientes, que ao meu ver não estão errados, mas será que devemos limitar os clientes a treinos que não provoquem estímulos que podem potencializar seus resultados.

Motivar as pessoas a fazer exercícios físicos sempre será um desafio para os profissionais de Educação Física. Vivemos um momento de muita informação sobre treinamento, preparação física mas pouca aplicação.

O Dr. Vern Gambetta é considerado por muitos como o pai do treinamento funcional, com uma experiência de mais de 40 anos como treinador e preparador de equipes de diferentes características apresentou para o mundo sua aplicabilidade e transferência conquistadas ao treinar exercícios unilaterais com seus atletas.

Nós somos divididos e unidos. Movimentar nosso corpo exigi uma ação conjunta entre os hemisférios cerebrais direto e esquerdo e por essa razão conseguimos nos movimentar de forma mais precisa comparada a outras espécies animais. É bem verdade que possuímos uma assimetria condicionada pela preferência de um dos hemisférios cerebrais. Será que é possível conquistar uma simetria? Essa resposta cabe um novo artigo.

Voltando a falar dos exercícios unilaterais esses não devem ser encarados apenas como uma variação dos exercícios bilaterais. A aplicação desses exercícios em uma rotina de treinamento é necessária pelo fato desses exercícios serem classificados como tri-planares, mesmo sendo realizados no plano sagital o corpo necessita estabilizar para não flexionar lateralmente ou rodar.

Os benefícios são inúmeros e os mitos também. São exercícios mais demorados? A carga dever ser menos do lado mais fraco? Corrijo assimetrias? Ativa o core? Esses exercícios eu consigo mais amplitude? São instáveis e inseguros?

Todas essas perguntas devem ser respondidas mediante sua experiência em vivenciar os exercícios ou prescrevendo os exercícios.

Concluo dizem: treine, prescreva vivencie de todas as formas os exercícios unilaterais e perceba os benefícios no dia a dia. Bons treinos.

 

Leandro Monteiro

Profissional de Educação Física (CREF 6515G/GO)